terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tecnologia & Tradição



UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO EM SITUAÇÕES MATEMÁTICAS

Na ponta dos dedos.

     Inspirada na grande médica e educadora italiana Maria Montessori, criadora do material dourado, a professora Fernanda Giacomazzi Rodrigues, alfabetizadora do 3º ano das séries iniciais da E.B.M. Padre José Anchieta,  resolveu inovar. 
    Percebendo a grande dificuldade que muitos alunos apresentavam em: somar, subtrair, dividir e multiplicar, resolveu trabalhar o material dourado para ensinar os alunos a usá-lo em situações matemáticas, aliando as atividades ao projeto UCA. " Se temos a oportunidade de ter em nossa escola a disponibilidade de um computador por aluno, por que não utilizá-lo nas atividades pedagógicas de forma lúdica, melhorando a aprendizagem em sala de aula?", questiona a professora Fernanda. 

Professora Fernanda Giacomazzi Rodrigues.


   Segundo a professora, em outros momentos já tinha constatado que o material dourado auxilia os alunos na aprendizagem do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais. "É por meio desse material que a criança visualiza de maneira facilitada as relações  numéricas, favorecendo o raciocínio e tornando o aprendizado mais prazeroso", diz Fernada.
  


"Contando os cubinhos, fica mais fácil
multiplicar!", diz a aluna Thais.



PROCEDIMENTOS:



Utilização do material dourado para resolver questões propostas pelo jogo TUX 4 KIDS.
   
     A professora Fernanda comenta que foram adotados alguns procedimentos iniciais. "O primeiro passo foi deixar as crianças explorarem o material livremente. É natural que algumas crianças estabeleçam a relação entre o cubinho a barra e a placa. Meu primeiro objetivo foi que as crianças estabelecessem relação entre algarismo e quantidade", argumenta. 




          Em seguida, por meio de questionamentos,
a professora explicou aos alunos a relação de agrupamento que há entre o cubinho, a barra e a placa. "Através de perguntas fui introduzindo a utilização do material dourado. Fazia perguntas aparentemente fáceis, do tipo: quantos cubinhos preciso para formar uma barra? E para formar uma placa?", comenta.


"Tecnologia & Tradição", eternas parceiras.

      Estabelecidas as relações entre as peças, trabalhou-se a formação das dezenas. E finalmente, foi apresentado aos alunos, o aplicativo Tux 4 Kids, play alone, Comando de Treinamento Matemático Acadêmico, onde foram trabalhados a Adição, Subtração e a Multiplicação. "Com o auxílio dos laptops, as aulas tornaram-se mais dinâmicas e divertidas. As dificuldades dos alunos eram superadas pela vontade de continuar progredindo no jogo", constata a professora.


"Melhorar a aprendizagem  tornando a aula
mais dinâmica e atrativa".







Nenhum comentário:

Postar um comentário