sexta-feira, 20 de setembro de 2013

The weather is...

How is the weather? 

Práticas para aprimorar o ensino da língua inglesa

                                              (por Jéssica Coutinho)


      Caros colegas educadores. 
    Sou Jéssica Coutinho, professora de Língua Inglesa na E. B. M. Padre José Anchieta. Sendo Educadora estou sempre me desafiando em contribuir para qualificar o aprendizado de meus alunos. Como a escola que trabalho faz parte do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), me desafiei em criar e desenvolver um projeto em que contemplasse o ensino da Língua Inglesa interligado com aquilo que muitos teóricos caracterizam como alfabetização digital. O projeto que será apresentado a seguir é o resultado de um trabalho realizado com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Espero que esta pequena contribuição sirva de motivação para que outros colegas possam também estar socializando suas práticas e vivências neste blog coletivo.



Professora Jéssica Coutino. 


OBJETIVO GERAL

    Associar os termos que caracterizam o clima (the weather) à imagens cotidianas, visando facilitar a memorização e internalização dos mesmos através da criação de uma apresentação eletrônica.
Alunos do 4º ano elaborando uma apresentação
 eletrônica sobre o clima.







OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender o conteúdo “the weather” através de atividades escritas e do livro didático.
- Praticar a pronúncia dos termos estudados, utilizando flashcards.
- Conhecer comandos básicos de um computador (ligar, desligar, níveis de bateria, programas básicos);
- Aprender a utilizar o Google imagens, selecionando imagens relevantes ao trabalho proposto;
- Elaborar uma apresentação eletrônica sobre o clima, utilizando imagens copiadas do google e recursos disponíveis no programa (layout de slides, texto, animação personalizada e formatação), atentando-se a organização dos slides;
- Apresentar a turma os slides prontos, com oito climas (sunny, rainy, windy, hot, cold, foggy, snowy, cloudy), associando imagem e escrita, pronunciando-os durante a apresentação.

"As crianças aprendem melhor quando são responsáveis 
pelo seu trabalho", Vygotsky.


  O PROJETO

    Partindo da ideia de Vygotsky (2007) de que as crianças aprendem melhor quando são responsáveis pelo seu trabalho, planejamos aulas diferenciadas envolvendo os tópicos seasons of the year e the weather. O trabalho, que durou aproximadamente dois meses, cerca de 16 aulas, iniciou com a contextualização e exercícios do livro didático dos dois tópicos citados. Nesse momento, trabalhamos com a pronúncia (speaking) e leitura (reading) das palavras em contraste com situações reais, além de atividades escritas (writing). Para tal, além da utilização do livro didático, os alunos fizeram exercícios no caderno e praticaram a pronúncia através do uso de flashcards.
         Considerando a dificuldade em aplicar o conteúdo estudado à prática cotidiana, partimos para a segunda etapa do projeto, que envolvia atividades lúdicas e tecnológicas, visando à motivação, interesse e a percepção de como aqueles conteúdos se aplicavam em contextos reais.
         Tendo em vista a interdisciplinaridade, trabalhamos desde questões referentes a regras comuns da escrita (letra maiúscula em início de frase e nomes próprios, pontuação, coerência) a questões tecnológicas, já que com essa atividade os alunos aprenderam a fazer pesquisa de imagens e, junto a isso, a filtrar informações relevantes, já que de tantas imagens, eles tiveram que optar por apenas uma, de acordo com requisitos elaborados por eles mesmos. Após a escolha das imagens, os estudantes aprenderam  fazer uma apresentação eletrônica, utilizando o programa apresentação eletrônica, disponível nos laptops dos alunos, relacionando a imagem pesquisada com o termo escrito.
         Nessa pesquisa, o foco foi nos tipos de clima (sunny, hot, cold, snowy,! cloudy, rainy, foggy, windy). Mesmo tendo sido trabalhado em sala, optamos por aliar esse conteúdo à prática tecnológica para tornar o mesmo atrativo aos alunos, e também para proporcionar um aprendizado efetivo do mesmo. Com a associação entre o termo escrito e a imagem ilustrativa (significado), a memorização e internalização desse termo ocorrem de forma dinâmica e prazerosa,
         Possibilitar o conhecimento de ferramentas tecnológicas, como a apresentação eletrônica, aos alunos é ampliar seus conhecimentos e habilidades em uma área tão exigida na vida profissional e escolar/acadêmica. Para muitos deles, o acesso à tecnologia só acontece na escola, através do projeto UCA. Entretanto, o conhecimento nessa área tornar-se-á um diferencial no currículo desses alunos.  É com esse tipo de trabalho que os alunos vão se conscientizando da importância e possibilidades que o mundo tecnológico permite, e é essa consciência que impulsionou seus trabalhos.

Todas as dificuldades são superadas 
com o "help" da "teacher".


       DIFICULDADES

         Por ter sido o primeiro contato dos alunos com a ferramenta de apresentação eletrônica, citamos as dúvidas em utilizar essa ferramenta como a principal dificuldade. Em todas as aulas fizemos um trabalho de explicação e demonstração, passo a passo, de como copiar e colar uma imagem eletrônica, criar slides e adicionar efeitos e texto a eles. Auxiliamos os alunos, um a um, em suas eventuais dúvidas na utilização das ferramentas, entretanto, o interesse em aprender e fazer uma boa apresentação eletrônica utilizando todos os recursos disponíveis possibilitou o aprendizado rápido e efetivo dessas ferramentas. No que se refere à pronúncia, escrita e significado, os alunos não demonstraram grandes dificuldades, já que haviam praticado o conteúdo em atividades escritas nas aulas anteriores ao projeto.


"Insegurança e dúvidas ficam de lado
com o passar das aulas".

          RESULTADOS

         Primeiramente, citamos como resultado a percepção da disciplina de inglês como uma disciplina que engloba e une diversas áreas do conhecimento, incluindo o conhecimento da língua materna. Os alunos perceberam que aprender inglês é possível e pode ser feito de forma divertida e diferente. Expor aos educandos que todo o conteúdo ensinado em sala pode ser aplicado ao cotidiano, os mostra que vale a pena a prática feita em sala, sendo que a utilização de ferramentas diversificadas para mediar essas aulas, permite que o contato com a língua estrangeira seja uma experiência agradável.
         Além disso, citamos o conhecimento nas tecnologias apresentadas como um resultado positivo. Toda a dúvida e insegurança do primeiro contato ficaram de lado com o passar das aulas. A prática propiciou um conhecimento amplo que resultou em ótimas apresentações eletrônicas, que ao final do projeto foram apresentadas em um datashow para toda a turma.
         Considerando todo o trabalho nesse projeto e o conhecimento-prévio ativado pelos alunos para a elaboração do mesmo, podemos afirmar que cada educando teve uma experiência única, um contato diferenciado com a língua estrangeira e com os computadores que eles, popularmente, chamam de “uquinhas”. A expressão de alegria ao terminar um slide, a confiança em auxiliar um colega com dificuldade em algum recurso do programa de apresentação eletrônica, a facilidade em pronunciar e associar termos que definem o clima e o orgulho em assistir sua apresentação pronta no datashow nos mostraram que esse projeto, além de ter cumprido seu objetivo, significou muito mais do que um trabalho avaliativo para os educandos.



Professor Jairo Francisco dos Santos, Coordenador Pedagógico do
Programa UCA na escola, auxiliando no desenvolvimento do projeto.

       CONCLUSÃO

         Além de apresentar em Datashow o trabalho pronto de cada colega para a turma, os alunos tiveram a oportunidade de praticar o conteúdo de uma forma lúdica – através de um jogo em inglês online.
         O jogo em questão chama-se “Cat in the hat – weather transformer game” (disponível em http://pbskids.org/catinthehat/games/weather-transformer.html). De início os alunos já reconheceram a personagem, o Gato da Cartola. O jogo consiste em um pátio que pode ter seu clima modificado. Nesse pátio, além do clima, os alunos puderam acrescentar e retirar personagens, observando a reação de cada um no clima modificado por eles, sem falar em um termômetro, onde puderam controlar a temperatura, expressa em fahrenheit. Utilizando fones de ouvido, os alunos puderam ouvir o diálogo entre os personagens do desenho acima citado. Graças ao conteúdo estudado e praticado em sala, a diversão foi garantida, afinal, mesmo o jogo sendo inglês, os alunos souberam jogar e compreender o jogo, sem o auxílio dos professores.
         Quanto ao uso da tecnologia em sala de aula, ela serve como facilitadora dos conteúdos trabalhados. Utilizando-a o aluno torna-se mais motivado e participa mais da aula, sendo que o professor assume o papel de incentivador e mediador dessa tecnologia. Dentre suas possibilidades, a tecnologia permite o trabalho em conjunto com as quatro habilidades comunicativas (writing, speaking, listening e reading). Às vezes, sustentamos a ideia de que os alunos estão inseridos no mundo tecnológico, de modo que o trabalho com ferramentas tecnológicas básicas em sala seria elementar, ou até mesmo, entediante aos alunos. Pelo contrário, nem todos os alunos estão inseridos na tecnologia e, em relação aos que estão o conhecimento refere-se apenas às redes sociais e visualização de vídeos. Cabe ao professor perceber a tecnologia como uma aliada, como uma forma de aprimorar suas aulas e motivar seus alunos, equilibrando a diversão e o processo de ensino-aprendizagem. 
 


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