REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM MAQUETES
Como transformar assuntos tão antigos, como da cultura milenar da China, em algo interessante, atual e atrativo para nossas crianças? Pelo menos para essa pergunta tão perturbante ente os professores de história, o professor e historiador Cledir Giroto parece ter a resposta. "É preciso tornar a busca pelo conhecimento significativo e representativo", comenta o educador.
Para conhecer um pouco mais sobre a China antiga, os alunos do 6º ano da E. B. M. Padre José Anchieta, a partir de uma seletiva pesquisa na internet, desenvolveram maquetes sobre três grandes construções que contam a história daquele império: "Os guerreiros de Xi'an ou Terracota, a muralha da China e a Cidade Proibida".
Imagens da "Cidade Proibida", "Muralha da China" e "Guerreiros de Xi'an. |
A CIDADE PROIBIDA
A Cidade Proibida se situa no centro da cidade de Beijing. Ela foi construída na Dinastia Ming (1368-1644) e servia como o complexo de palácios imperial na Dinastia Ming e na Dinastia Qing (1644-1911). A construção do complexo começou no ano 1407 e ficou pronta no ano 1420. Durante a história, catorze imperadores da Dinastia Ming e dez da Dinastia Qing moraram lá e no total, eles tinham governado a China por 491 anos. No ano 1924, o último imperador chinês, Pu Yi, saiu da Cidade Proibida. No ano 1925, a cidade foi aberta para o público.
Para conhecer um pouco mais sobre a "Cidade Proibida", acesse o infográfico abaixo.
Infográfico sobre a Cidade Proibida.
https://www.flickr.com/photos/34323097@N06/5273134480/
Maquete da "Cidade Proibida" feita pelos alunos do 6º ano. |
GUERREIROS DE XI'AN
O maravilhoso tesouro foi aberto ao público em 1979, após a descoberta por agricultores chineses, quando escavavam um poço. O complexo encontra-se espalhado por uma área de 20.000 metros quadrados.
Foram descobertos mais de 7 mil guerreiros, 500 cavalos de terracota e uma centena de carros de combate de madeira. As figuras encontram-se em rígida formação militar, e grande parte das esculturas foi moldada a mão pelos artesões. Esse impressionante exército foi colocado a 1.500 metros a leste da tumba de Qin Shi Huang para acompanhar e proteger o imperador após a sua morte. Mais de 700 mil homens teriam trabalhado durante 36 anos para finalizar o complexo.
Para conhecer um pouco mais sobre este tesouro acesse o link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=YTFdRkshBXk
O maravilhoso tesouro foi aberto ao público em 1979, após a descoberta por agricultores chineses, quando escavavam um poço. O complexo encontra-se espalhado por uma área de 20.000 metros quadrados.
Foram descobertos mais de 7 mil guerreiros, 500 cavalos de terracota e uma centena de carros de combate de madeira. As figuras encontram-se em rígida formação militar, e grande parte das esculturas foi moldada a mão pelos artesões. Esse impressionante exército foi colocado a 1.500 metros a leste da tumba de Qin Shi Huang para acompanhar e proteger o imperador após a sua morte. Mais de 700 mil homens teriam trabalhado durante 36 anos para finalizar o complexo.
Para conhecer um pouco mais sobre este tesouro acesse o link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=YTFdRkshBXk
Réplicas dos "Guerreiros de Xi'an", confeccionadas com massinha de modelar. |
Para o professor Cledir Giroto, o desenvolvimento do estudo de fatos históricos a partir da confecção de maquetes foi muito gratificante, pois os alunos conseguiram abstrair e ter o domínio visual de todo o conjunto espacial que os temas estavam sugerindo. "Foi uma experiência produtiva. Por ser tridimensional favoreceu a relação entre o que é observado na maquete e os conhecimentos buscado na pesquisa feita na internet", comenta Cledir.
Diante do desenvolvimento do trabalho, o professor afirma que pode constatar que o processo de ensino e de aprendizagem tornou-se mais acessível e atrativo a todos. O trabalho em equipe e a responsabilidade em trabalhar em grupo é destacado como ponto positivo pelo professor. "Além de se estar trabalhando os temas e os conteúdos relacionados a China Antiga, com certeza na hora das apresentações das maquetes, foi possível aprimorar e desenvolver a oralidade dos educandos. E mais, os alunos foram estimulados a criatividade e a aguçar o saber sobre história antiga", finaliza o professor.
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