sexta-feira, 10 de abril de 2015

REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA EM MAQUETES

Imagem da China Antiga.


     Como transformar assuntos tão antigos, como da cultura milenar da China, em algo interessante, atual e atrativo para nossas crianças? Pelo menos para essa pergunta tão perturbante ente os professores de história, o professor e historiador Cledir Giroto parece ter a resposta. "É preciso tornar a busca pelo conhecimento significativo e representativo", comenta o educador.
     Para conhecer um pouco mais sobre a China antiga, os alunos do 6º ano da E. B. M. Padre José Anchieta, a partir de uma seletiva pesquisa na internet, desenvolveram maquetes sobre três grandes construções que contam a história daquele império: "Os guerreiros de Xi'an ou Terracota, a muralha da China e a Cidade Proibida".

Imagens da "Cidade Proibida", "Muralha da China" e "Guerreiros de Xi'an.


A CIDADE PROIBIDA

      A Cidade Proibida se situa no centro da cidade de Beijing. Ela foi construída na Dinastia Ming (1368-1644) e servia como o complexo de palácios imperial na Dinastia Ming e na Dinastia Qing (1644-1911). A construção do complexo começou no ano 1407 e ficou pronta no ano 1420. Durante a história, catorze imperadores da Dinastia Ming e dez da Dinastia Qing moraram lá e no total, eles tinham governado a China por 491 anos. No ano 1924, o último imperador chinês, Pu Yi, saiu da Cidade Proibida. No ano 1925, a cidade foi aberta para o público.
   Para conhecer um pouco mais sobre a "Cidade Proibida", acesse o infográfico abaixo.

Infográfico sobre a Cidade Proibida.
https://www.flickr.com/photos/34323097@N06/5273134480/

Maquete da "Cidade Proibida"  feita pelos alunos do 6º ano.
                               
GUERREIROS DE XI'AN 

    O maravilhoso tesouro foi aberto ao público em 1979, após a descoberta por agricultores chineses, quando escavavam um poço. O complexo encontra-se espalhado por uma área de 20.000 metros quadrados. 
     Foram descobertos mais de 7 mil guerreiros, 500 cavalos de terracota e uma centena de carros de combate de madeira. As figuras encontram-se em rígida formação militar, e grande parte das esculturas foi moldada a mão pelos artesões. Esse impressionante exército foi colocado a 1.500 metros a leste da tumba de Qin Shi Huang para acompanhar e proteger o imperador após a sua morte. Mais de 700 mil homens teriam trabalhado durante 36 anos para finalizar o complexo.
     Para conhecer um pouco mais sobre este tesouro acesse o link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=YTFdRkshBXk



Réplicas dos "Guerreiros de Xi'an",
 confeccionadas com massinha de modelar.




MURALHA DA CHINA

     A Muralha da China, também conhecida como a Grande Muralha, foi construída durante a época Imperial da História da China com objetivos militares (proteger a China contra a invasão dos povos do Norte).
  A construção começou por volta do ano 220 a.C, terminando apenas no século XV, durante a Dinastia Ming.  Esta construção possui cerca de 7 mil quilômetros de extensão, sendo a maior do mundo.
  A construção envolveu centenas de milhares de trabalhadores, soldados e camponeses e aproveitou outras muralhas antigas e estruturas militares (torres).
      A muralha não é uniforme, sendo composta de torres de vigilância, fortes e portas. Embora algumas pessoas afirmem que ela é a única construção possível de ser visualizada da Lua, esta informação não é comprovada. Na década de 1980 foi transformada no símbolo da China.


Maquetes de representação da "Muralha da China".




     Para o professor Cledir Giroto, o desenvolvimento do estudo de fatos históricos a partir da confecção de maquetes foi muito gratificante, pois os alunos conseguiram abstrair e ter o domínio visual de todo o conjunto espacial que os temas estavam sugerindo. "Foi uma experiência produtiva. Por ser tridimensional favoreceu a relação entre o que é observado na maquete e os conhecimentos buscado na pesquisa feita na internet", comenta Cledir.
     Diante do desenvolvimento do trabalho, o professor afirma que pode constatar que o processo de ensino e de aprendizagem tornou-se mais acessível e atrativo a todos. O trabalho em equipe e a responsabilidade em trabalhar em grupo é destacado como ponto positivo pelo professor. "Além de se estar trabalhando os temas e os conteúdos relacionados a China Antiga, com certeza  na hora das apresentações das maquetes, foi possível aprimorar e desenvolver a oralidade dos educandos. E mais, os alunos foram estimulados a criatividade e  a aguçar o saber sobre história antiga", finaliza o professor.

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