terça-feira, 11 de junho de 2013

Mudança de hábito

Quebrando a Rotina
   
     Levando em consideração o que afirma o Russo Lev Vygotsky "O saber que não vem da experiência não é realmente saber", as professoras Rosimeri Baucke Weirich da 2ª série e Joseni Passos da Conceição Baucke da pré-escola, realizaram uma atividade muito interessante. Foi organizado um momento de troca, no sentido mais amplo da palavra, em que os alunos da 2ª série usufruíram da estrutura física utilizada pelo pré-escolar e os pequeninos da pré-escola se utilizaram da organização da sala de aula da 2ª série. 


Professora Joseni da pré-escola, com seus alunos  em uma aula 
de informática na sala da 2ª série.
"Mediador é aquele que não se prende ao nível de maturação manifestado pela criança, antecipa-se ao desenvolvimento, isto é, o bom ensino é aquele que está direcionado as funções que ainda estão por se completar", diz a professora Joseni.





 Para a professora Rosimeri "A mediação se torna possível ao se acreditar na criança. Essa CRENÇA é um fator energético que impulsiona a realização  dos trabalhos, que resultará numa maior eficácia no processamento de informação quando a criança for exposta a novos desafios".


Professora Rosimeri com seus alunos da 2ª série, 
ministrando aula  na sala do pré-escolar.
    "Eu acredito que o que torna alguém mediador é sua capacidade pra conduzir estrategicamente o processo de aprendizagem mediadora, sua capacidade de interrogar o mediado, de modo a impulsionar conflitos cognitivos e mobilizar suas funções, viabilizando, assim, uma intervenção transformadora que garanta o aumento do nível de mobilidade e flexibilidade mental do indivíduo envolvido no processo a aprender a pensar", conclui Rosimeri.
 










Débora, aluna especial da 2ª série, adorou 
brincar no parquinho da pré-escola.





Um comentário:

  1. Atividades dessa natureza fazem a diferença na vida de nossas crianças. Parabéns professoras Méri e Josi. Vocês são EDUCADORAS NOTA 10.

    Professor: Jairo Santos

    ResponderExcluir