UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO EM SITUAÇÕES MATEMÁTICAS
Na ponta dos dedos. |
Inspirada na grande médica e educadora italiana Maria Montessori, criadora do material dourado, a professora Fernanda Giacomazzi Rodrigues, alfabetizadora do 3º ano das séries iniciais da E.B.M. Padre José Anchieta, resolveu inovar.
Percebendo a grande dificuldade que muitos alunos apresentavam em: somar, subtrair, dividir e multiplicar, resolveu trabalhar o material dourado para ensinar os alunos a usá-lo em situações matemáticas, aliando as atividades ao projeto UCA. " Se temos a oportunidade de ter em nossa escola a disponibilidade de um computador por aluno, por que não utilizá-lo nas atividades pedagógicas de forma lúdica, melhorando a aprendizagem em sala de aula?", questiona a professora Fernanda.
Professora Fernanda Giacomazzi Rodrigues. |
Segundo a professora, em outros momentos já tinha constatado que o material dourado auxilia os alunos na aprendizagem do sistema de numeração decimal e das operações fundamentais. "É por meio desse material que a criança visualiza de maneira facilitada as relações numéricas, favorecendo o raciocínio e tornando o aprendizado mais prazeroso", diz Fernada.
"Contando os cubinhos, fica mais fácil multiplicar!", diz a aluna Thais. |
PROCEDIMENTOS:
A professora Fernanda comenta que foram adotados alguns procedimentos iniciais. "O primeiro passo foi deixar as crianças explorarem o material livremente. É natural que algumas crianças estabeleçam a relação entre o cubinho a barra e a placa. Meu primeiro objetivo foi que as crianças estabelecessem relação entre algarismo e quantidade", argumenta.
Em seguida, por meio de questionamentos,
a professora explicou aos alunos a relação de agrupamento que há entre o cubinho, a barra e a placa. "Através de perguntas fui introduzindo a utilização do material dourado. Fazia perguntas aparentemente fáceis, do tipo: quantos cubinhos preciso para formar uma barra? E para formar uma placa?", comenta.
"Tecnologia & Tradição", eternas parceiras. |
Estabelecidas as relações entre as peças, trabalhou-se a formação das dezenas. E finalmente, foi apresentado aos alunos, o aplicativo Tux 4 Kids, play alone, Comando de Treinamento Matemático Acadêmico, onde foram trabalhados a Adição, Subtração e a Multiplicação. "Com o auxílio dos laptops, as aulas tornaram-se mais dinâmicas e divertidas. As dificuldades dos alunos eram superadas pela vontade de continuar progredindo no jogo", constata a professora.
"Melhorar a aprendizagem tornando a aula mais dinâmica e atrativa". |
Nenhum comentário:
Postar um comentário