How
is the weather?
Práticas para aprimorar o ensino da língua inglesa
(por Jéssica Coutinho)
(por Jéssica Coutinho)
Caros colegas educadores.
Sou Jéssica Coutinho, professora de Língua Inglesa na E. B. M. Padre José Anchieta. Sendo Educadora estou sempre me desafiando em contribuir para qualificar o aprendizado de meus alunos. Como a escola que trabalho faz parte do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), me desafiei em criar e desenvolver um projeto em que contemplasse o ensino da Língua Inglesa interligado com aquilo que muitos teóricos caracterizam como alfabetização digital. O projeto que será apresentado a seguir é o resultado de um trabalho realizado com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Espero que esta pequena contribuição sirva de motivação para que outros colegas possam também estar socializando suas práticas e vivências neste blog coletivo.
Professora Jéssica Coutino.
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OBJETIVO GERAL
Associar os termos que
caracterizam o clima (the weather) à imagens cotidianas, visando facilitar a
memorização e internalização dos mesmos através da criação de uma apresentação
eletrônica.
Alunos do 4º ano elaborando uma apresentação
eletrônica sobre o clima. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aprender o conteúdo “the
weather” através de atividades escritas e do livro didático.
- Praticar a pronúncia dos termos
estudados, utilizando flashcards.
- Conhecer comandos básicos de um
computador (ligar, desligar, níveis de bateria, programas básicos);
- Aprender a utilizar o Google imagens, selecionando imagens
relevantes ao trabalho proposto;
- Elaborar uma apresentação
eletrônica sobre o clima, utilizando imagens copiadas do google e recursos disponíveis no programa (layout de slides, texto,
animação personalizada e formatação), atentando-se a organização dos slides;
- Apresentar a turma os slides
prontos, com oito climas (sunny, rainy,
windy, hot, cold, foggy, snowy, cloudy), associando imagem e escrita, pronunciando-os
durante a apresentação.
O PROJETO
Partindo
da ideia de Vygotsky (2007) de que as crianças aprendem melhor quando são
responsáveis pelo seu trabalho, planejamos aulas diferenciadas envolvendo os
tópicos seasons of the year e the weather. O trabalho, que durou
aproximadamente dois meses, cerca de 16 aulas, iniciou com a contextualização e
exercícios do livro didático dos dois tópicos citados. Nesse momento,
trabalhamos com a pronúncia (speaking)
e leitura (reading) das palavras em
contraste com situações reais, além de atividades escritas (writing). Para tal, além da utilização
do livro didático, os alunos fizeram exercícios no caderno e praticaram a
pronúncia através do uso de flashcards.
Considerando
a dificuldade em aplicar o conteúdo estudado à prática cotidiana, partimos para
a segunda etapa do projeto, que envolvia atividades lúdicas e tecnológicas,
visando à motivação, interesse e a percepção de como aqueles conteúdos se
aplicavam em contextos reais.
Tendo
em vista a interdisciplinaridade, trabalhamos desde questões referentes a
regras comuns da escrita (letra maiúscula em início de frase e nomes próprios,
pontuação, coerência) a questões tecnológicas, já que com essa atividade os
alunos aprenderam a fazer pesquisa de imagens e, junto a isso, a filtrar
informações relevantes, já que de tantas imagens, eles tiveram que optar por
apenas uma, de acordo com requisitos elaborados por eles mesmos. Após a escolha
das imagens, os estudantes aprenderam fazer uma apresentação eletrônica, utilizando
o programa apresentação eletrônica, disponível nos laptops dos alunos,
relacionando a imagem pesquisada com o termo escrito.
Nessa
pesquisa, o foco foi nos tipos de clima (sunny,
hot, cold, snowy,! cloudy, rainy, foggy, windy). Mesmo tendo sido
trabalhado em sala, optamos por aliar esse conteúdo à prática tecnológica para
tornar o mesmo atrativo aos alunos, e também para proporcionar um aprendizado
efetivo do mesmo. Com a associação entre o termo escrito e a imagem ilustrativa
(significado), a memorização e internalização desse termo ocorrem de forma
dinâmica e prazerosa,
Possibilitar
o conhecimento de ferramentas tecnológicas, como a apresentação eletrônica, aos
alunos é ampliar seus conhecimentos e habilidades em uma área tão exigida na
vida profissional e escolar/acadêmica. Para muitos deles, o acesso à tecnologia
só acontece na escola, através do projeto UCA. Entretanto, o conhecimento nessa
área tornar-se-á um diferencial no currículo desses alunos. É com esse tipo de trabalho que os alunos vão
se conscientizando da importância e possibilidades que o mundo tecnológico
permite, e é essa consciência que impulsionou seus trabalhos.
DIFICULDADES
Por
ter sido o primeiro contato dos alunos com a ferramenta de apresentação
eletrônica, citamos as dúvidas em utilizar essa ferramenta como a principal
dificuldade. Em todas as aulas fizemos um trabalho de explicação e
demonstração, passo a passo, de como copiar e colar uma imagem eletrônica,
criar slides e adicionar efeitos e texto a eles. Auxiliamos os alunos, um a um,
em suas eventuais dúvidas na utilização das ferramentas, entretanto, o
interesse em aprender e fazer uma boa apresentação eletrônica utilizando todos
os recursos disponíveis possibilitou o aprendizado rápido e efetivo dessas
ferramentas. No que se refere à pronúncia, escrita e significado, os alunos não
demonstraram grandes dificuldades, já que haviam praticado o conteúdo em
atividades escritas nas aulas anteriores ao projeto.
"Insegurança e dúvidas ficam de lado com o passar das aulas". |
RESULTADOS
Primeiramente,
citamos como resultado a percepção da disciplina de inglês como uma disciplina
que engloba e une diversas áreas do conhecimento, incluindo o conhecimento da
língua materna. Os alunos perceberam que aprender inglês é possível e pode ser
feito de forma divertida e diferente. Expor aos educandos que todo o conteúdo
ensinado em sala pode ser aplicado ao cotidiano, os mostra que vale a pena a
prática feita em sala, sendo que a utilização de ferramentas diversificadas
para mediar essas aulas, permite que o contato com a língua estrangeira seja
uma experiência agradável.
Além
disso, citamos o conhecimento nas tecnologias apresentadas como um resultado
positivo. Toda a dúvida e insegurança do primeiro contato ficaram de lado com o
passar das aulas. A prática propiciou um conhecimento amplo que resultou em
ótimas apresentações eletrônicas, que ao final do projeto foram apresentadas em
um datashow para toda a turma.
Considerando
todo o trabalho nesse projeto e o conhecimento-prévio ativado pelos alunos para
a elaboração do mesmo, podemos afirmar que cada educando teve uma experiência
única, um contato diferenciado com a língua estrangeira e com os computadores
que eles, popularmente, chamam de “uquinhas”. A expressão de alegria ao
terminar um slide, a confiança em auxiliar um colega com dificuldade em algum
recurso do programa de apresentação eletrônica, a facilidade em pronunciar e
associar termos que definem o clima e o orgulho em assistir sua apresentação
pronta no datashow nos mostraram que
esse projeto, além de ter cumprido seu objetivo, significou muito mais do que
um trabalho avaliativo para os educandos.
Professor Jairo Francisco dos Santos, Coordenador Pedagógico do Programa UCA na escola, auxiliando no desenvolvimento do projeto. |
CONCLUSÃO
Além
de apresentar em Datashow o trabalho pronto de cada colega para a turma, os
alunos tiveram a oportunidade de praticar o conteúdo de uma forma lúdica –
através de um jogo em inglês online.
O
jogo em questão chama-se “Cat in the hat – weather transformer game”
(disponível em http://pbskids.org/catinthehat/games/weather-transformer.html). De início os alunos já
reconheceram a personagem, o Gato da Cartola. O jogo consiste em um pátio que
pode ter seu clima modificado. Nesse pátio, além do clima, os alunos puderam
acrescentar e retirar personagens, observando a reação de cada um no clima
modificado por eles, sem falar em um termômetro, onde puderam controlar a
temperatura, expressa em fahrenheit. Utilizando fones de ouvido, os alunos
puderam ouvir o diálogo entre os personagens do desenho acima citado. Graças ao
conteúdo estudado e praticado em sala, a diversão foi garantida, afinal, mesmo
o jogo sendo inglês, os alunos souberam jogar e compreender o jogo, sem o
auxílio dos professores.
Quanto
ao uso da tecnologia em sala de aula, ela serve como facilitadora dos conteúdos
trabalhados. Utilizando-a o aluno torna-se mais motivado e participa mais da
aula, sendo que o professor assume o papel de incentivador e mediador dessa
tecnologia. Dentre suas possibilidades, a tecnologia permite o trabalho em
conjunto com as quatro habilidades comunicativas (writing, speaking, listening e reading). Às vezes, sustentamos a ideia de que os alunos estão
inseridos no mundo tecnológico, de modo que o trabalho com ferramentas
tecnológicas básicas em sala seria elementar, ou até mesmo, entediante aos
alunos. Pelo contrário, nem todos os alunos estão inseridos na tecnologia e, em
relação aos que estão o conhecimento refere-se apenas às redes sociais e
visualização de vídeos. Cabe ao professor perceber a tecnologia como uma
aliada, como uma forma de aprimorar suas aulas e motivar seus alunos,
equilibrando a diversão e o processo de ensino-aprendizagem.
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