O ANO LETIVO DE 2014 TERÁ A NOSSA CARA...
Caros (as) colegas educadores (as). No ano de 2013, a E.B.M Padre José
Anchieta, com a efetiva participação dos professores, juntamente com a direção
e Coordenação Pedagógica da escola, vivenciou inúmeras atividades
desenvolvidas a partir da utilização dos UCAs. O que se verá a seguir são
alguns exemplos de atividades realizadas, em que a presença da tecnologia,
apoiada na prática pedagógica de educadores responsáveis e comprometidos com a
Ensino Público de Qualidade, obtiveram resultados significativos no processo
Ensino Aprendizagem:
Conhecer
os Símbolos Nacionais Brasileiros
Nas aulas de História, os alunos do 8º e
9º ano, com o auxílio dos laptops, pesquisam sobre SÍMBOLOS NACIONAIS: Bandeira Nacional; Armas,
Escudo e Selo Nacional. Para o professor Evaldo Cassol, devido ao fato dos
alunos desconhecerem o assunto e de estarem utilizando os laptops, houve um
excelente envolvimento e uma experiência produtiva, na qual se saiu do
tradicional livro didático.
Aprendendo
sobre os fusos horários
Nas aulas de Geografia, com a orientação do
professora Kaly Stela Rauber Poletto, os alunos do 7º ano, aprenderam sobre
fusos horários. Com o auxilio dos UCAs, os alunos puderam comparar o trabalho
executado por eles com uma minuciosa pesquisa na internet. Para a professora
Kaly, a disponibilidade de todos os alunos poderem acessar a internet, auxilia
para melhor compreensão dos conteúdos e das atividades propostas. A professora
relata ainda, que quando é despertado no aluno o desejo pela pesquisa ele vai
sempre além do esperado pelo professor.
Trabalhando
com as letras
Esta atividade surgiu com o objetivo de ampliar as
possibilidades de escrita em cartazes, trabalhos ou qualquer outra necessidade
de usar a escrita de uma forma diferente, comunicativa e artística. A partir de
pesquisa na web (UCA), os alunos primeiramente pesquisaram tipos e variações de
letras. Num segundo momento, escolheram algumas formas e reproduziram no
caderno. Num terceiro momento, orientados pela professora Eliane Costa Curta,
os alunos confeccionaram faixas em papel duplex. Segundo relato da professora,
foi exigido o uso correto do espaço, letras uniformes e pinturas. Os alunos se
interessaram pelo trabalho desde o inicio e o resultado ficou muito bom.
O
ambiente digital nas aulas de português
A presença dos UCAs nas aulas de Língua Português,
tornou possível a realização de atividades significativas, apreciando o projeto
da escola no ano de 2013: “Estudo e o mercado de trabalho”.
Inicialmente, foi desenvolvido por meio de Histórias em Quadrinhos, cujas
produções envolveram pesquisas e descobertas sobre as futuras profissões de
cada aluno. Em seguida, já situados em suas profissões, partiu-se para
trabalhar com mais um tipo de gênero textual: A carta comercial, a qual foi
pesquisada previamente no UCA. Desta forma, com o auxílio da internet, cada
aluno procurou a empresa e o endereço onde os pais trabalham, e elaboraram uma
carta com fins comercial. Todo o trabalho, foi elaborado e planejado
previamente pelo professor Márcio Pissolato, que afirma estar convencido que o caminho para educar
as novas gerações nascidas “dentro” do século 21, passará pelo ambiente digital
e que os professores devem estar preparados para ajudar as crianças e jovens na
produção de situações de aprendizagem significativas.
O uso de
jogos para compreender Álgebra
Com
o auxílio dos UCAs nas aulas de
Matemática, a Professora Cátia Fernada Santos da Rosa trabalhou "A Álgebra dos
Vitrôs". Segundo relato da professora, é preciso diversificar as aulas
possibilitando a troca de experiências, levando o aluno a ter uma percepção da
aprendizagem. Para a professora, a disponibilidade de se ter um computador por aluno, torna possível vivenciar uma
prática diferente, neste caso, a construção de vitrôs. A partir do jogo “ÁLGEBRA DOS VITRÔS”, os alunos do 8º ano, perceberam que a
Matemática não é tão abstrata como parece ser. Estimulada por uma pesquisa
feita num site de uma Universidade, a professora desenvolveu um projeto, onde a
realização das atividades contribuíram na compreensão de conceitos abstratos
como monômios e polinômios. A professora relata que com a construção dos
Vitrôs, os alunos conseguiram perceber a utilização da Matemática em um formato
concreto. Segundo ela, isso contribuiu para desconstruir aquelas frases
negativas dos alunos, como por exemplo: ‘Não
estou entendendo nada’, ou ainda, ‘Onde
vamos usar isso’.
·
Teorema
de Pitágoras:
Uma abordagem na Geometria Dinâmica
Esse projeto representou
o uso de novas tecnologias utilizadas através dos computadores para criar um
bom artifício de ensino. Para Flavio Fernandes, Professor de Matemática, um dos
conteúdos que geralmente faz parte do plano de Ensino Fundamental/Séries Finais
é o Teorema de Pitágoras. Segundo o professor, grande parte dos alunos
apresentam dificuldades na relaçõs entre estes Teoremas e a ideia de área
associado ao mesmo, desenvolvendo os processos de cálculos de maneira mecânica.
Pensando nisso, o professor trabalhou o conteúdo referente ao Teorema de
Pitágoras utilizando-se do Sofwere livre Geogebra através de associação com a
construção de mosaico e comparação das áreas formadas com os lados referentes à
hipotenusa e os catetos. Como resultado das atividades propostas nas aulas,
pode ser percebida um interesse por grande parte dos alunos na produção e uso
da ferramenta Geogebra. Segundo pode constatar o professor, com a construção do
mosaico necessitou de comandos mais complexos
para a realidade dos estudantes e que muitos alunos tiveram dificuldade
para encontrar os triângulos necessários para a construção dos quadrados dentro
da malha, dificuldades essa que só foram superadas com a visualização no datashow. O professor relata ainda que o
uso do Geogebra para introdução ao Teorema de Pitágoras, ocasionou maior
interesse no assunto pelos alunos e que esse aspecto positivo auxiliará no
desenvolvimento e formação do teorema pela associação com a área. Um aspecto
relevante quanto ao uso da ferramenta nas aulas, disponível nos ‘Uquinhas”, foi
a grande quantidade de aulas necessárias para um trabalho relativamente
pequeno. Tal aspecto negativo poderia ser suprido se os alunos já conhecessem
as ferramentas do Geogebra, foto esse que vai motiva-lo a utilizar com mais
frequência e em séries subsequentes.
Práticas
para aprimorar o ensino da língua Inlesa
Esse projeto foi desenvolvido
pela professora de Língua Inglesa, Jéssica Coutinho, com turmas do 4º
anos/Séries Iniciais, e teve como objetivo associar os termos que caracterizam
o clima (the weather) à imagem
cotidianas, visando facilitar a memorização e internalização dos mesmos através
da criação de uma apresentação eletrônica.
Ao desenvolverem esse projeto os
alunos desenvolveram as seguintes habilidades: aprenderem o conteúdo “the weather” através de atividades
escritas e do livro didático; proaticarama pronúncia dos termos estudados,
utilizando flashcards; conheceram
comandos básicos de um computador (ligar, desligar, programas básicos;
aprenderam a utilizar o Google imagens, selecionar imagens
relevantes ao trabalho proposto; elaboraram uma apresentação eletrônica sobre o
clima, utilizando imagens copiadas do Google e recursos disponíveis no
programa (layout de slides, texto, animação personalizada e formatação),
atentando-se a organização dos slides;
apresentaram para a turma os slides prontos, com oito climas (sunny,
rainy, windy, hot, cold, foggy, snowy, cloudy), associando imagem e
escrita, pronunciando-os durante a apresentação.
Esses relatos
de experiências são apenas alguns exemplos de atividades
bem sucedidas realizadas em nossa Escola. Espera-se que o ano de 2014, seja igual ou ainda melhor, pois o sucesso depende de todos nós.
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