Com o auxílio dos UCAS, as aulas de Matemática não são mais as mesmas. Para a professora Cátia Fernanda Santos da Rosa, é preciso diversificar as aulas possibilitando a troca de experiências levando o aluno a ter uma percepção da aprendizagem. "A disponibilidade de se ter um computador por aluno, torna possível vivenciar uma prática diferente: a construção de vitrôs".
Professora ensinando o uso correto do teclado. |
Aprendendo os Monômios e Polinômios a partir do jogo "Álgebra dos Vitrôs" |
Alunos concentrados na atividade. |
Segundo a professora, foi perceptível a concentração e o interesse dos alunos pela atividade. "Isso só veio a confirmar aquilo que todos nós já sabemos, que a estratégia do uso de jogos é importante para o aprendizado".
Analisando as fórmulas do Vitrô.
|
"Alunos que geralmente não fazem as atividades, demonstraram interesse e compreenderam o conteúdo. Já aqueles que apresentam dificuldade de aprendizagem percebem que também são capazes de aprender", diz Cátia.
Dificuldades transformadas em superações. |
Alunos sendo assessorados pelos próprios colegas. |
O projeto "Álgebra dos Vitrôs" terá continuidade com o desenvolvimento de material manipulativo. Os alunos confeccionarão as seguintes peças do jogo:
* 5 quadrados 10x10 = X²
* 10 retângulos 10x2 = X
* 25 quadrados 2X2 = 1
As peças serão de dupla face, ou seja, cada lado de uma cor. As figuras geométricas construídas pelos alunos serão utilizadas nas operações com polinômios, principalmente na adição e subtração. Um lado da peça (uma cor) será considerado o termo negativo e o outro lado (a outra cor) será considerado o termo positivo.
Parabéns professora Cátia, depois de ler essa atividade no blog, deu para sentir uma vontade de aprender matemática. Continue assim, sempre desafiando teus alunos na busca do conhecimento.
ResponderExcluirProfessor: Jairo Santos